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Redes

1.2 TCP/IP

O TCP/IP na verdade é um conjunto de muitos protocolos. Usando uma arquitetura cliente-servidor quase perfeita, esse conjunto de protocolos possibilita praticamente todo tipo de sistema operacional e rede de se comunicarem entre si, possibilitando até a criação da Internet. Ora, como seria possível um monte de computadores usando Macintosh, Unix, Linux e Windows comunicarem-se sem maiores problemas? É a tecnologia a nosso serviço. E o melhor de tudo, é um protocolo aberto. Para começarmos o nosso estudo sobre os protocolos que compõem o TCP/IP, analisemos um a um os mais importantes deles. Ou em outras palavras, os que mais iremos utilizar. Não dá para vermos todos pois além de serem muitos, têm de ser estudados a fundo. 

1.3 IP

O IP (Internet Protocol) é o responsável por rotear e entregar os pacotes contendo as informações que serão enviadas. O endereço IP contém um cabeçalho aonde estão indicados os endereços de redes e de hosts. Esse endereço é representado por quatro bytes separados por pontos. Por exemplo:

200.202.36.251

As duas primeiras partes (200.202) indicam o endereço da rede. Ou seja, provavelmente todos os hosts dessa rede começam com esse endereço. O que vai mudar de host para host é a parte final do endereço (36.251). Claro que isso não é uma regra, existem redes gigantescas em que essas propriedades podem mudar. Para saber se qual o endereço de rede e o endereço de host de uma rede, cheque a máscara de sub-rede. 

A máscara de sub-rede (subnet mask) nos informa quais áreas do ip são mutáveis (usadas por hosts) e quais não mudam. Exemplo:

255.255.255.0

O que isso significa? Quando uma área da máscara de sub-rede tiver o número 255, significa que aquela área é imutável e quando for 0 a área pode mudar. Achou difícil? Não é. Preste atenção: observando o endereço acima, dá para notarmos o quê? Que somente a última parte do endereço IP está com o zero. Supondo que o endereço IP de uma máquina da rede seja 200.131.16.1 

1.4 Portas

Se você quisesse colocar um servidor de homepage e um servidor de jogos em um host tendo um só endereço IP seria impossível. Como o cliente saberia identificar qual dos servidores precisa se conectar? Para isso criaram as portas. Elas identificam conexões utilizando números de 0 a 65536. Alguns serviços já possuem até suas portas padrões, como é o caso do Telnet (porta 23) e do FTP (porta 21). 

1.5 DNS

Nosso próximo passo no estudo do TCP/IP é o Domain Name Server (DNS) ou Servidor de Nome de Domínio, em português. A função dessa belezinha é extremamente útil. Já imaginou se você tivesse que decorar o endereço IP de todas as página que visita na Internet? No máximo uns 10 você decoraria, mas e o resto? Para acabar com esse problema surgiu o DNS. A sua função é procurar em um banco de dados um nome que corresponda a um IP. Quando digitamos www.yahoo.com por exemplo, não precisamos saber o endereço IP. O DNS do nosso provedor de acesso vai checar esse nome em seu banco de dados e se encarregar de nos direcionar ao IP encontrado. Olha que protocolo bonzinho:-) . 

Nós mesmo podemos configurar e ligar alguns nomes a endereços IP. O método mais fácil de se fazê-lo é utilizar o arquivo HOSTS. O processo é o mesmo do LMHOSTS do NetBIOS, e o arquivo é encontrado no mesmo local. O interessante do HOSTS é que você pode pregar peças nos seus amigos, direcionando endereços como www.fbi.gov para o IP de alguma homepage hackeada ou até seu endereço IP local e contar vantagem de que invadiu o FBI. Muitos “hackers” hoje em dia usam isso para aparecerem na televisão e “hackear” ao vivo.

1.6 SMTP

O Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo responsável por entregar mensagens de e-mail a um destinatário. Toda vez que seus e-mails são enviados, um servidor smtp se encarrega de levá-los ao seu destino. Esse servidor geralmente se aloja na porta 25.  O interessante do SMTP é que ao contrário do POP3 (visto a seguir), não é necessário senha para enviar um e-mail. Eu posso abrir o Microsoft Outlook e mandar e-mails como se fosse George Bush ou Tom Cruise. A falta de segurança no envio de mensagens é o ponto de partida para a facilidade de se enviar e-mails anônimos (como visto em anonimidade). O SMTP ainda permite anexar à uma mensagem de texto conteúdos binários (programas por exemplo), utilizando o MIME.

1.10 HTTP

Esse sem dúvida é conhecido por muitos. Afinal, quem nunca viu na frente do endereço de uma homepage esse nome? https://www.altavista.com/.  O Hyper Text  Transfer Protocol é o protocolo responsável de transmitir textos, imagens e multimídia na Internet. Sempre que você abre uma homepage (mesmo que ele só contenha textos), você está usando esse protocolo. Achei interessante comentar sobre ele para que se entenda melhor como a Internet não funciona isolada com um só protocolo. HTTP, FTP, TELNET e os outros muitas vezes trabalham em conjunto e nem percebemos. Quando você for baixar um arquivo, preste atenção no link. É muito provável que de uma página navegada por HTTP, se envie a um servidor FTP.

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